quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sistema urinario

Sistema urinario



O sistema urinário representa o mecanismo pelo qual o organismo realiza a eliminação de excrementos e resíduos indesejáveis, desempenhando importante função , proporcionando o equilíbrio da concentração de sais e o teor de água.

As excretas são produzidas a partir da degradação de moléculas orgânicas, como as proteínas e ácidos nucleicos, contendo em sua estruturaçãoconsiderável proporção de elementos nitrogenados .

http://www.auladeanatomia.com/urinario/sistemaurinario1.jpg


Entre as principais excretas estão: o ácido úrico, a ureia e a amônia, respectivamente dispostas em ordem crescente de toxicidade, sendo um dos aspectos relacionados ao produto de excreção de um organismo e o tipo de ambiente onde vive. Pois conforme a evolução , os animais necessitarão desenvolver um metabolismo apropriado a secretar substâncias pouco tóxicas, em razão da baixa disponibilidade hídrica do organismo. Diferente dos organismos aquáticos, que excretam substâncias mais tóxicas, diluídas na água.



Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.


Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Situados na cavidade abdominal, na região lombar, um de cada lado da coluna vertebral e rodeados por um tecido gorduroso, os rins são órgãos em forma de feijão, de cor vermelha escura.


Bexiga é o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma vicera oca caracterizada por sua distensibilidade. À bexiga segue-se a uretra, o ducto que exterioriza a urina produzida pelo organismo .

Uretra - é a denominação dada ao canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no penis ou vulva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário